Olhar para o horizonte e avistar que desde onde está até onde os olhos alcançam, tudo prevê uma intensa tempestade. Nuvens densas e negras, raios que cortam o céu em toda a parte, e acertam a terra desesperando o coração e um vento tão forte que chega a assobiar na janela.
Todo esse cenário cria uma expectativa de pavor, angústia e medo. O coração acelera, a sensação se que algo ruim pode ser inevitável atormenta.
O sentimento que se tem é de que a escuridão será eterna, de que a destruição será avassaladora. E que não mais haverá motivo para seguir em frente. No entanto, o que nenhum olho viu, o que nenhum ouvido ouviu e o que jamais foi sentido em coração humano é o que tem preparado para o dia depois da tormenta.
Por muitas vezes é impossível perceber que o sol permanece lá, mesmo quando o céu está amedrontador. É quase imperceptível notar que existe esperança nos momentos que se tudo o que se vê são trevas, dor e sofrimento. Terremoto, tsunami, desmoronamentos, atentados, epidemias, pestes, surtos, estresse, desvios de caráter. Todas essas coisas levam a desesperança, a um olhar cético, desconfiado e a uma sobrevivência sem vida e sem rumo.
Mas todas essas coisas não são em si uma causa, ou razão, somente são resultados. Resultados de pessoas carentes, desesperadas, tristes e sem rumo. Que deixaram de acreditar que o sol aparece depois da tempestade. Olhar nos olhos, falar com mansidão, ser capaz de calar quando a vontade é ofender, isso faz uma grande diferença, isso pode devolver a esperança aquele que a perdeu.
Como fazer para que o coração e a mente entendam aquilo que os olhos não podem ver? Como recuperar valores, princípios, e aquela fé de que em algum momento o Todo Poderoso irá intervir?
Quando tudo suspira ao contrário, quando todas as portas estão trancadas. Quando se perde todos os jogos. É nessa hora que chega o escape, o descanso, a cura e a recompensa.
Para que isso aconteça é necessário que haja um esforço de mente e coração, para se voltar a reconhecer e valorizar coisas simples e realmente importantes na vida. A esperança é um presente de Deus a humanidade, é algo que faz com que continue-se vivendo com ânimo e alegria. É apostar e investir tempo, esforço, palavras e amor em alguém que todo o resto da sociedade desacredita.
É ver um sopro de vida naquele que já não tem mais jeito, é acreditar contra todas as circunstâncias. Quando todo o mais disser que já não há jeito, que já não existe saída, que não se pode curar ou que aquela pessoa não vale nada, muito menos irá "virar" alguma coisa. São nestes momentos é que acontece o milagre. Quando se ousa a ter fé, quando se deixa a esperança tomar o lugar da mentira, da falta de fé e da arrogância.
Então...o mover acontece, a esperança renasce. E toda a angústia, toda a tristeza, toda a incredulidade, e aquele céu assustador começam a se mover, começa a haver mudança...o sol reaparece e com ele aquele lindo céu azul, os passarinhos voltam a cantar e com o coração pode-se sentir de que efetivamente algo mudou e começa a fazer sentido.
Não importa quanto tempo. Há de acontecer. "A espera não pode matar a esperança".
Creia, Espere e receba. Quem prometeu é fiel e justo para não desapontar.
A esperança irá renascer e o dia irá chegar!