Será que as diferenças deveriam separar as pessoas? Fazer com que amizades se desfaçam? Terminar com o respeito?
Diferenças nas filosofias, religiões e até times de futebol separam as pessoas... as deixam agressivas, sem argumentos concretos, mas quando se perde a razão, o que sobra?
Desrespeito, pré-conceito, lição de moral e irracionalidade, subitamente tomam conta das mentes mais brilhantes, das pessoas mais conceituadas e equilibradas.
Isso pode acontecer no trânsito, dentro de um estádio, no meio da rua, na escola ou até mesmo na própria casa.
Seres humanos se definem assim pela sua capacidade de formar pensamentos, e por suas diferenças. Não são como animais, que impõem sua superioridade pela força, nem como robôs, que são produzidos em série e pré-programados para agir e reagir sempre da mesma forma e de forma igual.
Respeito, é nisso que se resume ao amar o próximo como a si mesmo. Crescimento e aceitação são ferramentas fundamentais nessa caminhada. Ninguém é auto-suficiente, ninguém pode construir uma vida sozinho.
Não se pode salvar quem não quer ser salvo, não se pode abrir o caminho para quem não quer passar por ele, porém ninguém pode ser o que não é. Omitir aquilo que existe dentro de sua alma, no mais profundo de seu ser.
Amor e Respeito, é no que se resume a vida.